Se você é gestor ou empreendedor do setor de home care sabe que um dos maiores desafios desses negócios está associado à má administração do pessoal em campo. Ou seja, ao gerenciamento inadequado das equipes de enfermagem ou multidisciplinares de trabalho, seja devido à inflexibilidade das suas escalas ou ao pagamento equivocado dos serviços.

Na prática, as empresas que ainda experienciam essa situação, geralmente, são aquelas que possuem operações manuais, dependendo integralmente de papeis ou planilhas eletrônicas para planejar e registrar as visitas dos profissionais aos quadros de atendimento ou as notas de faturamento. 

Como resultado crescem também as possibilidades de extravio de documentação, perda de informação e dados cadastrais, fraudes, trocas não registradas, repasses errados para os profissionais e insatisfação, tanto do paciente quanto do trabalhador. 

Neste artigo vamos te mostrar como a tecnologia pode ajudar o seu negócio de home care a superar esse cenário, implementando a automação no repasse ou relatório de produção. Continue conosco!

➡️ Leia também: Software de gestão para home care: porque investir na tecnologia o quanto antes 

Quais são os desafios de repasse de um home care analógico?

Antes de evidenciarmos quais são os potenciais da associação da tecnologia ao setor de home care, precisamos mapear os riscos que uma operação manual apresenta para o repasse de recursos aos profissionais dessas empresas. 

Como sabemos, o mercado de assistência domiciliar possui algumas especificidades relevantes, dentre as quais estão inseridos os plantões contínuos e a multidisciplinariedade de equipe. 

Juntos, esses elementos exigem que as empresas da área detenham uma estrutura operacional ainda mais organizada, capaz de coordenar a atuação e comunicação dos profissionais  envolvidos nos serviços, garantir que todos pacientes sejam atendidos e visitados e assegurar um pagamento correto aos especialistas. 

Ou seja, no home care há uma demanda por análise e adequação de dados múltiplos, diversos, além de inseridos em um cenário com alto potencial de flexibilidade – o que nem sempre é viável em uma realidade manual. 

Para realizarem repasses, os negócios manuais de home care precisam seguir uma série de atividades, como: recolher todos os prontuários dos pacientes, reunir as documentações de visitação, checar as assinaturas (uma a uma) de familiares que atestam a presença do especialista no atendimento, conferir os dados e cruzá-los, para, a partir disso, executar o pagamento dos funcionários. 

No cumprimento desses passos, podem ocorrer diversos problemas para além dos já relatados anteriormente (perda de informação e documentação), como: 

Nesse contexto, a empresa de home care passa a depender constantemente de ações de retrabalho, gastando dinheiro e tempo de forma desnecessária. Por isso, qualquer pequena variação de controle que diminua a fraude, melhore a eficiência e mitigue a visita improdutiva representa lucro para os negócios. 

A tecnologia é a ferramenta responsável por tornar essa realidade possível! Entenda como logo abaixo. 

➡️ Leia também: Enfrenta desafios para acompanhar equipes de saúde online? Veja como superá-los!

Benefícios que a automação do repasse pode proporcionar ao seu home care

A automação de repasses amarra todas as etapas de serviços no home care, pois leva para a nuvem a gestão de escalas, a cobrança assertiva de convênios, o check in e a evolução do profissional nas visitas, bem como a assinatura de confirmação do atendimento pelos familiares e o pagamento de cada serviço realizado. 

Assim, não é necessário recolher prontuários, nem checar quantas visitas foram feitas, nem observar se o nome do profissional indicado na documentação é o nome de quem efetivamente compareceu ao local. Isso porque todas as informações encontram-se registradas e armazenadas no software de gestão em nuvem – ferramenta com funcionalidades integradas, para que os líderes das empresas acompanhem todos os passos do negócio. 

Em outras palavras, a automação permite que todos os dados sejam integrados e se comuniquem harmoniosamente, mantendo justa a relação entre “empresa x profissional”, “profissional x paciente/familiares”, “empresa x paciente” e “convênio x empresa”. Também reduz o conflito de dados, melhora a satisfação do paciente, da família e do profissional, além de minimizar o retrabalho.

➡️ Leia também: Como a integração de sistemas no home care pode resolver e reposicionar o meu negócio? 

SpinCare: o software de gestão que automatiza os repasses do seu home care de forma segura e transparente! 

A tecnologia proporciona escalabilidade e segurança ao seu negócio, sobretudo no quesito faturamento, pagamento de profissionais e cobrança de convênios, etc. 

No SpinCare, o cliente encontra módulos específicos para gestão de finanças e faturamento, com destaque para as seguintes funcionalidades: 

Financeiro  

Faturamento 

Enfrente os desafios da rotina do home care através da tecnologia! O SpinCare é o software de gestão que hoje é referência do mercado de saúde domiciliar, com integrações de ponta a ponta e recursos realmente necessários ao seu negócio.

Solicite uma demonstração gratuita do SpinCare hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ly_before' => '

', 'title_reply_after' => '

', ] ); ?>
Precisa de ajuda?